quinta-feira, 5 de julho de 2012

Entrevista para o site do Tribal Generation




Entrevista com Antonio Rosa
O Tribal Generation entrevista Antonio Rosa, que teve seu CD lançado durante o Encontro Global Tribal Generation 2012.

TG : Antonio, você é mais conhecido como Tunico, por que a mudança de nome?
AR: Na verdade meu nome verdadeiro é Antonio Carlos Andrade de Sousa Rosa! Bem grande né!? Muitas pessoas me conhecem mesmo por Tunico, mas a ideia de colocarmos Antonio Rosa no CD partiu do princípio que precisava ser meu nome. Nada de nome artístico e nem apelido! Então fiz a junção do meu primeiro nome, que é Antonio e do ultimo que é Rosa!

TG : Há quanto tempo você está na estrada?
AR: Sempre digo que as coisas na minha vida começam muito rápido e as vezes sinto que é muito pra mim e não irei conseguir! Comecei cedo na igreja tocando violão e fiz apenas 4 meses de aula e o restante foi vendo e ouvindo pessoas tocarem! Entrei num estúdio pela primeira vez em 1996 para gravar o CD da Banda David como vocalista principal!
Desde então parei mais! São mais ou menos 16 anos.

TG : Quanto à autoria das músicas, a maioria é sua?
AR: Apenas uma música é somente minha! A maioria das musicas são parceirias com outros autores! Alguns me passaram a letra e eu coloquei melodia e ritmo e outras fizemos juntos. Há também músicas de amigos que me cederam pra gravar!

TG : Quais são as suas influências musicais?
AR: Pra falar a verdade eu ouço de tudo! Até sertanejo! Mas tem algumas coisas que ouço pra aprender, tipo Kirk Franklin, Jeremy Camp, Matt Redman, Tim Hughes e alguns outros.

TG : E a banda Sonhos e Visões, continua? Com ou sem você?
AR: Sim. A Sonhos e Visões continua sim e comigo também. Apenas gravei o meu trabalho solo mas continuamos com a Sonhos e Visões.

TG Shop: Você tem recebido muitos convites para cantar em outros lugares?
AR:Sim tenho. Algumas igrejas na cidade e também cidades de fora! Isso é bom porque ajuda também na divulgação do trabalho. No repertório, ministro músicas da Sonhos e Visões.

TG : Como foi a escolha dos músicos para gravar com você, natural, são amigos próximos?
AR: São amigos. Na verdade eu já vinha tocando com uma banda diferente da formação da Sonhos e Visões devido a agenda e compromissos dos meninos. Então, como eu trabalho de templo exclusivo para a igreja, sou pastor, não poderia parar, então convidei alguns que tinham o tempo para estarem comigo! Daí algum desses que já tocavam comigo, convidei pra fazer parte da gravação. O Paulo Ribeiro no baixo, Marccus Phillipe na bateria, o gringo Jason Marett na guitarra e o Gabriel Dutra no teclado!

TG : As composições marcam algum momento na sua vida ou na vida da igreja?
AR: Algumas sim. A Celebraremos é uma música que foi feita baseada no tema de 2012 da Igreja Sal da Terra, que é Isaias 54. A Promessa de Deus, que é o título do CD, nos fala a respeito do novo de Deus em nós, nova história. Tempo de vermos a semente nascer, que foi título do último CD da Sonhos e Visões. Algumas músicas também foram escolhidas porque falaram muito forte ao meu coração e eu queria compartilhar isso com todos!

TG : O que você tem a dizer quanto à popularização da música gospel no Brasil?
AR: Benção! A cada dia a musica gospel tem melhorado significavelmente em sua sonoridade! Com novos recursos que temos em mãos, podemos criar melodias pra vozes e efeitos para instrumentos que fazem a diferença. Percebo também que a mídia tem visto isso e tem usado do momento pra investir pesado. Gravadoras seculares estão se abrindo para o gospel enxergando um caminho novo a se investir e o retorno disso para elas tem sido rápido e positivo! A Palavra de Deus cantada está chegando em todos os lugares por meios que nunca imaginaríamos que chegasse... Então, Deus está movendo e isso é bom.

TG : Qual o recado que você deixa para quem está começando a carreira de músico no meio gospel?
AR: Medite da Palavra de Deus dia e noite e seja obediente a Ele! Faça apenas o que Deus te chamou a fazer e tudo que fizer, faça com excelência! Cante a Bíblia e nada mais.

Nenhum comentário: